sábado, 17 maio 2025
More

    Como usar soro com vitamina C e um AHA ou BHA em sua rotina de cuidados com a pele

    Se você está procurando uma tez mais clara e uniforme (e não somos todos?), Dois dos melhores ingredientes ativos a serem experimentados são a vitamina C e os ácidos. Ambos são conhecidos por dar brilho à pele – mas encaixá-los em sua rotina de cuidados com a pele é onde fica complicado.

    Eles devem ser aplicados em momentos diferentes ou você pode usá-los juntos? Um vai inativar o outro? Qual deles vai primeiro? E quanto aos tempos de espera?

    Este tutorial vai responder a todas essas perguntas para você e muito mais. Você aprenderá o que a vitamina C e os ácidos podem fazer pela sua pele, as melhores maneiras de incorporá-los à sua rotina, que ingrediente aplicar primeiro e quanto tempo esperar entre as camadas.

    Eu também tenho uma folha de dicas grátis para você baixar no final deste artigo!

    Os benefícios da vitamina C e dos ácidos para a pele

    Antes de falarmos sobre como aplicá-los, veja por que você deseja usar um soro de vitamina C e um ácido em primeiro lugar.

    Vitamina C

    A vitamina C é um poderoso antioxidante, por isso protege a pele do envelhecimento prematuro, neutralizando os radicais livres. Também ajuda a reparar os danos existentes, normalizando a produção de colágeno e bloqueando a formação excessiva de melanina – o que significa que sua pele ficará mais firme, com um tom uniforme e mais radiante.

    Existem dois tipos de vitamina C:

    • O ácido L-ascórbico é a forma ativa da vitamina C e a mais potente. A desvantagem é que ele oxida rapidamente na presença de calor, luz e ar.
    • Os derivados da vitamina C – como ascorbil fosfato de sódio, ascorbil glucosídeo e ácido etil ascórbico – precisam ser convertidos em vitamina C ativa na pele. Embora isso os torne mais suaves do que o ácido L-ascórbico, eles tendem a ser mais estáveis.

    Ácidos

    Os ácidos são esfoliantes químicos que soltam e descamam as células mortas da pele. Isso dá um efeito de clareamento imediato, uma vez que o acúmulo de células mortas absorve a luz em vez de refleti-la. Com o tempo, os ácidos também ajudam a remover manchas escuras, reduzir linhas finas e acne, e até aumentar a firmeza.

    Existem dois tipos principais de ácidos:

    • Os AHAs (alfa-hidroxiácidos) esfoliam a camada superficial da pele. O ácido glicólico e o ácido láctico são os AHAs mais comuns e eficazes.
    • Os BHAs (beta-hidroxiácidos) esfoliam a superfície da pele e também profundamente dentro dos poros. O ácido salicílico é o BHA mais comum e mais forte, enquanto o salicilato de betaína é uma alternativa suave cada vez mais popular.

    Tanto a vitamina C quanto os ácidos são ingredientes superiores para lidar com o embotamento e as descolorações, mas funcionam de maneira diferente. Portanto, emparelhá-los pode fornecer melhores resultados em vez de usar qualquer um deles sozinho.

    O único problema? Você precisa aplicar seus produtos na hora certa, na ordem certa.

    Como usar vitamina C e ácidos na sua rotina de cuidados com a pele

    Opção 1: aplique-os em horários diferentes do dia

    A maneira mais simples de incorporar vitamina C e ácidos em sua rotina é aplicá-los longe um do outro, em horários diferentes do dia.

    Esta é uma boa abordagem para iniciantes e tipos sensíveis, uma vez que AHAs, BHAs e ácido L-ascórbico são todos ingredientes ácidos. Ao separá-los, você tem menos probabilidade de irritar a pele.

    Quanto a qual ativo você colocar quando, depende de você.

    No passado, a maioria dos dermatologistas recomendava o uso de soros de vitamina C pela manhã. Dr. Neal Schultz, no entanto, acredita que uma aplicação noturna é ainda mais benéfica. Longe da luz ultravioleta, a vitamina C “é totalmente absorvida pelas células, onde é realmente necessária”, disse ele à Vogue .

    Os ácidos também podem ser usados ​​a qualquer momento, desde que você proteja sua pele com um bom protetor solar durante o dia. Os BHAs têm algumas propriedades fotoprotetoras, por isso são ideais para as manhãs, enquanto os AHAs tornam sua pele mais sensível ao sol, então são sua melhor aposta na hora de dormir.

    Opção 2: aplique-os em manhãs ou noites alternadas

    Outra opção fácil é alternar entre um soro de vitamina C e um ácido na mesma hora do dia. Então, por exemplo, uma manhã você pode aplicar seu ácido L-ascórbico e, na manhã seguinte, seu BHA favorito.

    Uma vantagem dessa abordagem é que você está indo devagar, de modo que sua pele será capaz de se ajustar gradualmente aos dois ingredientes ativos. Também é uma boa ideia se você tem pele sensível e não tolera o uso diário de esfoliantes ácidos.

    Mas é o suficiente para ser eficaz? De acordo com a celebridade facialista Kate Somerville, sim. “Eu vi alguns resultados surpreendentes com clientes que adicionaram vitamina C em seu regime três vezes por semana e trabalharam até o uso diário”, disse ela à Vogue .

    Opção 3: aplique-os ao mesmo tempo

    Você pode se surpreender em saber que também é possível aplicar o soro de vitamina C e o ácido juntos, ao mesmo tempo.

    Na verdade, usar um ácido antes da vitamina C pode realmente AUMENTAR seus resultados.

    Isso porque a forma ativa da vitamina C, o ácido L-ascórbico, tem maior penetração em pH baixo, abaixo de 3,5. (Veja os estudos aqui e aqui .)

    Sabemos que AHAs e BHAs – que normalmente estão entre pH 3,0 e 4,0 – tornam a pele mais ácida ao reduzir seu pH. Portanto, ao aplicar um ácido primeiro, ele criará as condições ideais para que o ácido L-ascórbico seja eficaz.

    Os ácidos podem até melhorar a conversão dos derivados da vitamina C em ácido L-ascórbico.

    “As formas não ácidas da vitamina C quase sempre têm um pH mais alto do que os AHAs, então certifique-se de acidificar a pele primeiro para que o THD [ascorbato de tetrahexildecila], MAP [ascorbil fosfato de magnésio] ou ascorbil glucosídeo (AG) possam para começar, pode ser decomposto ou transformado / ativado em ácido L-ascórbico “, sugere o fundador da FutureDerm , Nicki Zevola Benvenuti.

    Opção 4: aplique-os com 30 minutos de intervalo

    Sua alternativa final é aplicar o soro de vitamina C e o ácido com 30 minutos de intervalo.

    Pessoalmente, sempre uso essa abordagem sempre que estou usando produtos que têm uma lacuna de mais de cerca de 1,0 a 2,0 nos níveis de pH.

    Latest Posts

    CUIDADOS COM A PELE

    RECEBA NOSSAS NOVIDADES

    Para ser atualizado com as últimas notícias