sábado, 17 maio 2025
More

    Como evitar que os cuidados com a pele e a maquiagem formem pílulas em seu rosto ao aplicar diferentes produtos em camadas

    Você já teve seus produtos começando a enrolar em seu rosto como um suéter velho?

    Talvez você tenha percebido isso imediatamente depois de aplicar certa maquiagem ou produtos para a pele uns sobre os outros. Ou pode ser horas depois, quando você toca seu rosto e parece que está coberto por minúsculos flocos ou gotas de produto.

    De qualquer forma, é TÃO chato. Mas esse fenômeno – conhecido como “pilling” – é uma armadilha comum na aplicação de camadas de produtos para a pele!

    O que causa pilling

    Quando seus produtos para a pele ou pílulas de maquiagem parecem flocos ou gotas de produto em sua pele.

    O pilling acontece quando os produtos não são absorvidos pela pele, seja devido a:

    • o tipo de ingrediente,
    • o valor aplicado,
    • os outros produtos que você está usando, ou
    • a condição de sua pele.

    Com tantos de nós experimentando rotinas de cuidados com a pele em várias etapas, a luta com pilling é muito real!

    Aqui estão minhas melhores dicas se você estiver lidando com esse problema.

    Como Prevenir Pilling

    1. Esfoliar regularmente

    A primeira coisa que você quer ter certeza de que está fazendo é esfoliar regularmente.

    Para ser claro, as bolinhas que se formam são compostas de produto, não de pele morta. Mas ainda é importante manter uma boa rotina de esfoliação, porque ajudará seus produtos a serem absorvidos com mais eficácia, ao invés de permanecerem sobre uma camada superficial de pele morta. 

    Descobri que uma combinação de esfoliação manual e química suave funciona melhor. Os ácidos fazem a maior parte do trabalho braçal de soltar as células mortas e, em seguida, um pouco de polimento ajuda a removê-las totalmente. De acordo com minha rotina de cuidados com a pele , faço BHAs duas vezes ao dia, e  limpeza com pano quente ou o Foreo Luna algumas vezes por semana. 

    2. Evite silicones 

    Os silicones são provavelmente os PIORES ingredientes para pilling, porque permanecem no topo da pele para alisar sua superfície, em vez de penetrar. 

    Você pode eliminar os pilling mudando para uma rotina de maquiagem e cuidados com a pele sem silicone ou com baixo teor de silicone. 

    Para descobrir se um produto tem baixo teor de silicones, consulte sua lista de ingredientes. Não gosto de ver silicones entre os cinco primeiros ingredientes, que normalmente compõem cerca de 80% do produto. Se eles forem listados depois disso, eu consideraria o produto com baixo teor de silicone (e, portanto, menos sujeito a pilling).

    Observação: se você reduziu o uso de silicones, mas AINDA está ficando com pilling, pode ser outro ingrediente que não é penetrante. Qualquer coisa muito espessa (pense: gomas ou emulsificantes) pode estar deixando muitos resíduos na sua pele e contribuindo para o pilling. Veja se a próxima dica ajuda!

    3. Use menos produto

    Simplesmente usar muito produto pode causar pilling, pois você está sobrecarregando sua pele com mais do que ela pode absorver.

    Experimente com menos. Embora sugira a aplicação de “algumas gotas” de sua  Solução Ascorbyl Glucoside 12% , uma quantidade do tamanho de uma moeda é realmente tudo que você precisa com soros de tratamento. Para hidratante e protetor solar, use o tamanho de um níquel.

    Nota: Quanto mais produtos você camada, mais desafiador será evitar o pilling!

    4. Não sobrecarregue os produtos

    Quanto mais você toca sua pele, mais você perturba os produtos e os incentiva a tomar pílulas.

    Nem é preciso dizer que esfregar o rosto é uma grande desvantagem, pois isso só fará com que os resíduos da superfície se amontoem e enrolem.

    Use movimentos leves e leves para aplicar seus produtos e resista ao impulso de tocar seu rosto mais do que o absolutamente necessário.

    5. Ingredientes compatíveis com camadas na ordem certa

    Já ouviu o ditado que diz que óleo e água não se misturam? Bem, a mesma coisa se aplica ao pilling! Quando os ingredientes são muito diferentes, eles podem se embolar. 

    Portanto, tente separar seus produtos à base de óleo de seus produtos à base de água, se possível. 

    Isso significa que você colocaria uma camada de um hidratante sem óleo sobre uma essência aquosa ou soro. Ou aplique um óleo facial sobre um soro à base de óleo. 

    Também tenha em mente que você sempre deseja ir da direção do mais leve ao mais pesado com suas camadas. Portanto, as fórmulas à base de água devem ser colocadas primeiro, depois os cremes e, a seguir, os óleos.

    6. Adicione uma gota de óleo

    Se você não pode se limitar a camadas à base de água ou apenas à base de óleo, adicionar uma gota de óleo pode resolver o problema.

    Não acho que você precise usar os produtos deles – esqualane, jojoba e óleos de coco devem ter o mesmo efeito. 

    Nota: Se você estiver misturando óleo no protetor solar, certifique-se de que seja apenas uma gota, pois muito pode diluir a fórmula e diminuir seu nível de proteção.

    7. Misture primeiro e entre as camadas

    Você sabia que a pele úmida ajuda os produtos a penetrarem melhor?

    É por isso que a névoa facial ou a água termal podem impedir que os outros produtos formem borbulhas.

    Experimente borrifar levemente o rosto antes de aplicar o primeiro produto e novamente entre cada camada. Sua pele deve aceitar mais prontamente os ingredientes, reduzindo os resíduos restantes.

    8. Espere entre as camadas e deixe a última “definir”

    Nem sempre pode resolver o problema, mas vale a pena verificar se esperar faz diferença.

    Dê a cada camada algum tempo extra para ser absorvida – até meia hora – e certifique-se de que sua pele esteja completamente seca ao toque antes de adicionar o próximo produto.

    Você também deseja esperar após sua última camada. Com o Protetor Solar Mineral Natural Derma E FPS 30 , descobri que há MUITO menos pilling se eu esperar uns bons 20 minutos ou mais antes de tocar meu rosto ou aplicar a maquiagem!

    9. Experimente a terapia de contato curto

    Se for um ingrediente ativo que está lhe dando pilling, a terapia de contato curto é uma opção. 

    Para tentar fazer isso, aplique o ativo como sua primeira camada e deixe-o na pele por um curto período de tempo antes de enxaguar. Eu recomendo pelo menos 30 minutos, pois isso permitirá que ele seja completamente absorvido e trará a maioria dos benefícios. 

    Normalmente, os dermatologistas sugerem uma terapia de contato curto para pessoas com pele sensível que estão tendo problemas para tolerar ácidos ou retinóides. 

    Mas não vejo por que você não poderia experimentá-lo com nenhum ativo – mesmo a Niacinamida 10% + Zinco 1% , que é famosa por pilling!

    Nota: Obviamente, você não deve fazer isso com protetor solar!

    Latest Posts

    CUIDADOS COM A PELE

    RECEBA NOSSAS NOVIDADES

    Para ser atualizado com as últimas notícias