sábado, 17 maio 2025
More

    Pele sensível? Aprenda o que pode causar isso e o que você pode fazer para que isso não aconteça mais

    Se você tivesse que descrever seu tipo de pele, “sensível” viria à sua mente?

    Nesse caso, você não está sozinho. De acordo com um relatório da  Dermatite de Contato , a maioria das mulheres nos Estados Unidos, Europa e Japão agora acredita que tem pele sensível – e os números estão aumentando.

    Mas a pele sensível é um diagnóstico real? Como você sabe se tem? E o mais importante, há algo que você possa fazer para tornar sua pele mais tolerante?

    Neste tutorial, você aprenderá:

    • Os sintomas da pele sensível
    • As duas causas mais comuns
    • Como fazer uma “dieta de eliminação do produto”
    • Os irritantes que as pessoas com pele sensível devem sempre evitar
    • O que incluir em uma rotina de cuidados com a pele sensível

    O que é pele sensível?

    A pele sensível é tão comum que você pode supor que seja uma doença, com um diagnóstico clínico oficial.

    Não é. Pele sensível significa simplesmente que sua pele se irrita mais facilmente do que a maioria das pessoas e reage quando entra em contato com certos gatilhos.

    A pele sensível é mais comum em mulheres brancas, embora também possa acontecer em homens e em qualquer etnia. 

    Normalmente, ele pode se manifestar como …

    • Vermelhidão
    • Aperto
    • Ferroada
    • Queimando
    • Coceira
    • Manchas secas
    • Inflamação
    • Dor
    • Erupções cutâneas

    Mas, de modo geral, você pode pensar na pele sensível como um sintoma  de outro problema – não como uma doença em si.

    O que causa pele sensível?

    Portanto, se a pele sensível é apenas um sintoma, o que está realmente por trás disso?

    “[Aproximadamente] 80 por cento dos casos de pele sensível que vejo resultam de condições pré-existentes da pele e irritação invisível. E cada um desses problemas se origina com uma função de barreira comprometida.”

    Condições de pele pré-existentes

    Se você está lidando com sensibilidade contínua e / ou grave, isso pode indicar uma condição médica latente. 

    • A rosácea aparece como vermelhidão, rubor e vasos sanguíneos dilatados
    • Eczema (também conhecido como dermatite atópica) pode causar erupções na pele com coceira e vermelhidão
    • A psoríase é caracterizada por manchas escamosas e acidentadas
    • A dermatite seborréica pode se manifestar como caspa no couro cabeludo ou como manchas escamosas no rosto

    Todos esses problemas estão associados à função anormal de barreira da pele, o que significa que a camada externa da pele não oferece proteção suficiente para as camadas mais profundas da pele. Assim, os irritantes são capazes de penetrar nele, causando reações.

    Se você suspeitar que uma condição de pele pré-existente está causando a sua sensibilidade, consulte um médico.

    Irritação invisível

    Irritação e inflamação invisíveis são algo que fazemos a nós mesmos. Podemos tornar nossa pele sensível ao tratá-la da maneira errada.

    “Minha teoria é que este surge porque estamos lavando com muita frequência, usando muitos produtos diferentes e usando esses produtos com muita frequência”.

    A maioria das pessoas usa nove produtos por dia, com 126 ingredientes diferentes, de acordo com o  Grupo de Trabalho Ambiental . E 25% das mulheres usam 15 ou mais produtos diariamente. Cumulativamente, há um grande potencial de irritação.

    “[Os produtos de beleza] são os principais fatores desencadeantes de peles sensíveis, principalmente nas mulheres, devido ao uso excessivo e às vezes inadequado”, afirma este relatório . “A presença de substâncias potencialmente irritantes … aumenta a possibilidade de sintomas.”

    A Dieta de Eliminação de Produto

    Não importa o que possa estar causando sua pele sensível – se você tem uma condição médica ou é auto-induzida – sua primeira linha de defesa deve ser uma “dieta de eliminação de produtos”.

    Você já ouviu falar de dietas de eliminação de alimentos para sensibilidades alimentares, certo? Bem, isso é a mesma coisa, mas com seus produtos para a pele. Venho sugerindo essa ideia há algum tempo e, felizmente, descobri que é exatamente o que o Dr. Skotnicki recomenda.

    Aqui está a essência. Você interrompe temporariamente o seu tratamento usual para a pele e passa a usar produtos sem perfume, sem sabonete e sem vegetais, até que a reação desapareça. (Se você foi diagnosticado com rosácea, eczema, etc., você ainda deve continuar a usar quaisquer medicamentos que seu médico tenha prescrito.)

    Quando sua pele voltar ao normal, você pode reintroduzir seus produtos antigos, mas apenas um por semana. Dessa forma, será fácil localizar qualquer coisa que esteja causando um problema.

    Os piores irritantes para pele sensível

    Também quero lhe dar algumas orientações gerais, para que você possa identificar os ingredientes do problema antes de investir em um novo produto. 

    Estes são os piores irritantes para a pele sensível:

    Fragrância:  você sabia que “fragrância” ou “parfum” em um rótulo pode na verdade ser uma mistura de dezenas de produtos químicos, os quais podem irritar sua pele? Mesmo os chamados produtos “sem cheiro” podem conter fragrâncias, para mascarar odores químicos desagradáveis.

    Óleos essenciais: o problema não é apenas a fragrância sintética. Muitos óleos essenciais (como as famílias dos cítricos, da árvore do chá, da hortelã, da alfazema e da rosa) e seus componentes (como o linalol e o limoneno) podem causar reações.

    Detergentes: os sulfatos, geralmente encontrados em produtos de limpeza, são agentes espumantes que retiram a oleosidade natural da pele e podem levar a um enfraquecimento da barreira. Você vai querer evitá-los em seus sabonetes de rosto, sabonete líquido e xampu.

    Álcool: álcool desnaturado (álcool desnaturado), etanol, álcool isopropílico e metanol são muito ressecantes para a pele sensível e a deixam vulnerável a irritantes. Se você não pode evitá-los completamente, pelo menos certifique-se de que eles não estão entre os cinco primeiros ingredientes (que, em média, compõem 80% do produto). Os álcoois graxos, como o álcool estearílico, cetílico e cetearílico, não secam.

    Alfa-hidroxiácidos: os ácidos  glicólico, lático, cítrico, málico, mandélico e tartárico são todos alfa-hidroxiácidos (AHAs), que esfoliam quebrando a “cola” entre as células da pele. O ácido glicólico tende a ser o mais irritante devido ao seu pequeno tamanho de molécula. No entanto, em altas concentrações e baixo pH, qualquer ácido pode ser irritante. 

    Retinóides: tanto o retinol de venda livre quanto os retinóides prescritos são bem conhecidos por causar secura e irritação. Dito isso, alguns dermes, como o Dr. Dendy Engelman, acreditam que é possível construir uma tolerância. “Mesmo a pele sensível pode ser treinada para tolerar os derivados da vitamina A”.

    Protetor solar:  oxibenzona e avobenzona são os dois culpados usuais por trás da irritação do protetor solar, que é mais comum do que a alergia ao protetor solar, diz o Dr. Skotnicki. 

    Escovar e esfregar: Qualquer coisa muito abrasiva é uma má notícia para a pele sensível. Portanto, você deve evitar os pincéis Clarisonic (ou ferramentas semelhantes) e produtos esfoliantes ásperos com partículas moídas.

    Água: Sim, a água pode ser irritante, especialmente a água quente. Passe muito tempo no banho ou no chuveiro, e ele pode dissolver a oleosidade protetora da camada externa da pele, causando ressecamento e irritação. 

    Lembre-se de que esses são os irritantes mais comuns . Existem também alérgenos , que podem causar dermatite de contato alérgica. O Dr. Skotnicki diz que “reações alérgicas a produtos de beleza são relativamente incomuns”. Alguns dos ingredientes que podem provocar alergias incluem conservantes, filtros solares químicos, fragrâncias, detergentes e produtos botânicos. (Portanto, é possível que algo seja irritante e alérgeno.)

    O que incluir em uma rotina de cuidados com a pele sensível

    Agora que você sabe o que evitar, vamos conversar sobre o que incluir em uma rotina de cuidados com a pele sensível.

    Em geral, quanto menos produtos e ingredientes, melhor. Quanto menos coisas você colocar no rosto (e no cabelo e no corpo), menos reagirá!

    Produtos de limpeza: a  menos que sua pele seja oleosa, você pode nem precisar de um limpador de manhã (você pode apenas usar água). À noite, remova a sujeira do dia, o óleo e a maquiagem com água micelar e / ou um limpador suave sem sulfato.

    Esfoliantes: o método com óleo e pano é uma das maneiras mais suaves de esfoliar a pele

    Soro:  Se você viu meu tutorial de niacinamida, sabe que é um ingrediente fantástico para peles sensíveis porque ajuda a reduzir a vermelhidão e ressecamento e fortalece a barreira da pele.

    Hidratantes: a função dos hidratantes é manter a barreira da pele e protegê-la da perda de água. Como expliquei em meu tutorial de hidratante, você deseja procurar produtos com uma combinação de emolientes, umectantes e oclusivos. 

    Protetor solar: um protetor solar de  amplo espectro à base de minerais não apenas protegerá sua pele dos raios ultravioleta, mas também ajudará a bloquear os poluentes irritantes enquanto acalma sua pele. 

    Latest Posts

    CUIDADOS COM A PELE

    RECEBA NOSSAS NOVIDADES

    Para ser atualizado com as últimas notícias