sábado, 17 maio 2025
More

    Como usar ácido glicólico e niacinamida em sua rotina de cuidados para uma pele impecável

    ácido glicólico e a niacinamida são dois dos ingredientes ativos mais populares em produtos para a pele atualmente. E não é à toa, pois prometem deixar sua pele mais lisa, mais brilhante e mais uniforme (entre muitos outros benefícios). Então, por que não incorporar os dois à sua rotina?

    Mas é aí que as coisas podem ficar complicadas. Você deve misturá-los ou procurar os dois em um único produto? É melhor aplicá-los em camadas? Qual deles vai primeiro? E um vai inativar o outro?

    Se você está refletindo sobre essas questões, este tutorial é para você. Continue lendo para aprender o que o ácido glicólico e a niacinamida podem fazer pela sua pele, por que eles são melhores juntos, como usar os dois em uma rotina e os melhores produtos para experimentar.

    O que o ácido glicólico faz pela sua pele?

    O que o ácido glicólico faz
    • Esfolia a pele morta:  quebra a “cola” que mantém as células mortas da pele juntas no estrato córneo (a camada superior da pele). Isso permite que eles sejam removidos, revelando a nova pele fresca por baixo.
    • Textura lisa: um estudo descobriu que apenas 5% produziu uma melhoria significativa na textura geral da pele após três meses.
    • Ilumina e desbota a pigmentação: Todos os hidroxiácidos ajudam a iluminar, removendo as células mortas da pele que contribuem para uma pele de aparência opaca. O ácido glicólico também demonstrou melhorar a descoloração e a palidez induzidas pelo sol.
    • Engrossa e firma: ao aumentar a produção de colágeno, o ácido glicólico pode ajudar a pele a ficar mais espessa e firme. Um estudo, usando uma concentração de 15%, descobriu que aumentou a espessura da epiderme em 27% após seis meses.
    • Melhora a hidratação: Como umectante, o ácido glicólico atrai a umidade para a pele. Também aumenta o teor de ácido hialurônico da pele.

    O que a niacinamida faz pela sua pele?

    O que a niacinamida faz
    • Ilumina e desbota a pigmentação:  além de tratar o melasma, demonstrou diminuir significativamente a hiperpigmentação. Um estudo descobriu que, em combinação com as vitaminas E e B5, melhorou significativamente a uniformidade do tom da pele em apenas seis semanas.
    • Fortalece a barreira da pele: melhora a função da barreira da pele reduzindo a TEWL (perda de água trans epidérmica)  e aumentando os níveis de ceramidas e outros componentes da barreira.Isso leva a um estrato córneo mais espesso e resiliente que retém a hidratação e é resistente a danos.
    • Reduz rugas: vários estudos demonstraram que a niacinamida ajuda com linhas finas e rugas. Por exemplo, uma concentração de 5% reduziu significativamente as rugas após 12 semanas,  enquanto 4% melhorou as rugas na área dos olhos em apenas oito semanas.
    • Textura lisa: 4% e 5% também produzem melhorias significativas na textura da pele.
    • Reduz a oleosidade e limpa a acne: pode ajudar a controlar o excesso de oleosidade, diminuindo a quantidade e a taxa de sebo excretado. Para acne leve a moderada, dois estudos descobriram que a niacinamida é comparável em eficácia à clindamicina, um antibiótico tópico. 
    • Acalma a vermelhidão: por último, mas não menos importante, também pode ajudar com a pele vermelha e manchada e até mesmo com a rosácea.

    Você deve usar ácido glicólico e niacinamida?

    Isso ocorre porque o ácido glicólico é notoriamente irritante, graças ao seu baixo peso molecular. Para muitas pessoas, pode causar pele seca e escamosa e até vermelhidão, ardência e inflamação, especialmente no início do tratamento. Isso é esperado e geralmente melhora à medida que sua pele se acostuma com o ácido. No entanto, também é importante escolher uma dosagem apropriada de ácido glicólico e usá-la apenas com a frequência que sua pele pode tolerar.

    A niacinamida pode ajudar a minimizar esses efeitos colaterais potenciais, tornando a barreira da pele mais forte e mais espessa. Não será tão vulnerável à irritação e ficará melhor em reter a umidade. Também ajudará a acalmar qualquer vermelhidão.

    O melhor de tudo, ao usar esses dois ingredientes, você obterá o dobro dos benefícios em termos de suavização, brilho, desbotamento da pigmentação, firmeza e redução de rugas. O que há para não amar nisso ?!

    Você pode misturar ácido glicólico e niacinamida?

    Você pode misturar ácido glicólico e niacinamida

    Seu ácido não será eficaz

    A combinação desses ingredientes tornará o ácido menos eficaz. Para realizar seu trabalho, os hidroxiácidos são formulados em um determinado nível de pH. Para o ácido glicólico, é normalmente entre pH 3,0 e 4,0.

    Mas a niacinamida tem um pH muito mais alto, em torno de 6,0. Portanto, se você misturar os dois ingredientes, a niacinamida aumentará o pH do ácido glicólico, de modo que ele não será mais ácido.

    Isso significa que você não terá muitos benefícios (se houver) com o uso do ácido. Um estudo comparou a absorção de AHAs em pH 3,0 e 7,0 e descobriu que quanto mais alto o pH, menos a pele é absorvida – e menos atividade os AHAs têm na pele.

    Você pode desencadear um “rubor de niacina”

    Outro problema com a mistura de ácido glicólico e niacinamida é que ele pode causar vermelhidão e rubor. Isso ocorre porque o ácido glicólico reduz o pH da niacinamida abaixo de sua faixa ideal.

    Embora a niacinamida deva ter pH em torno de 6,0, as condições ácidas podem desencadear sua conversão em niacina, outra forma de vitamina B3.

    Se você já tomou um suplemento de niacina oral, pode ter experimentado o infame “rubor de niacina”. Embora inofensivo, temporariamente deixa sua pele vermelha, quente e com rubor (devido à liberação de prostaglandina D2).

    Agora, imagine a mesma coisa, mas concentre-se no rosto. Eu mesmo testei isso e não é brincadeira. Eu parecia uma lagosta, me sentia muito desconfortável e o efeito durava de uma a duas horas. A maquiagem nem consegue cobrir! 

    Acredito que seja por isso que algumas pessoas pensam que não toleram a niacinamida, embora seja um dos ingredientes mais suaves e não tóxicos para os cuidados com a pele. Se você estiver combinando-o incorretamente com um ácido, pode parecer que causa irritação, mesmo que seja apenas este “fluxo de niacina”.

    Como usar ácido glicólico e niacinamida juntos

    Como usar ácido glicólico e niacinamida

    1. Aplique-os em um único produto

    Embora não seja aconselhável brincar de químico e misturar dois produtos separados, você pode usar um produto pré-fabricado que inclui ácido glicólico e niacinamida juntos. Isso ocorre porque ele será formulado habilmente para permanecer estável e eficaz em um determinado nível de pH. 

    Latest Posts

    CUIDADOS COM A PELE

    RECEBA NOSSAS NOVIDADES

    Para ser atualizado com as últimas notícias