Tem pele seca? Quer você seja novato em ter um rosto seco e escamoso, ou se considere esse o seu tipo de pele de longa data, mais hidratante não é a resposta. Ou, pelo menos, não é a única resposta.
Quando você está lidando com secura, geralmente há mais coisas acontecendo do que apenas falta de produto.
Neste tutorial, estou compartilhando os outros 12 fatores que podem estar envolvidos – excluindo o clima, porque não há muito que possamos fazer sobre isso! – e como lidar com eles para se livrar da pele seca.
Você aprenderá onde pode estar errado em sua rotina, quais produtos podem tratar a pele seca ou causá-la e como o hidratante pode afetar a pele do rosto a longo prazo.
O que causa a pele seca e como se livrar dela
Você está limpando demais
Lavar o rosto para remover sujeira, oleosidade, maquiagem e poluição parece o passo mais básico em sua rotina diária de cuidados com a pele. Então, o que pode dar errado?
Você pode estar limpando a ponto de sentir a pele desconfortavelmente tensa e ressecada, como se estivesse clamando por hidratante.
Se você já experimentou essa sensação de “limpeza total”, é um sinal claro de limpeza excessiva – a causa mais comum de pele seca.
Os produtos de limpeza que são muito agressivos para a pele eliminam sua camada protetora natural. Normalmente, esses produtos são formulados com sulfatos, que são agentes de limpeza que produzem espuma, mas tendem a secar e irritar.
Considere mudar para um dos meus produtos de limpeza não secantes favoritos, que incluem:
- Creme de limpeza: as fórmulas cremosas hidratam e não fazem espuma nem perturbam o nível de pH da pele. Minhas principais escolhas para pele seca incluem o limpador facial de beleza de primeiros socorros (analisado aqui ), o sabonete facial super suave Blume Daydreamer e o limpador suave Peet Rivko .
- Limpadores de óleo: os óleos são ainda mais suaves, pois não contêm detergentes – apenas certifique-se de removê-los completamente da pele. Acho que os óleos de coco puros, como o Kopari Coconut Melt , funcionam melhor (e são os mais econômicos e estáveis no armazenamento ).
- Produtos de limpeza micelares : os produtos de limpeza micelares, como o Bioderma Sensibio H2O e a Água de Limpeza Micelar Caudalie Vinoclean, não são apenas para remover a maquiagem. Na verdade, você pode usá-los em vez de uma lavagem facial normal, pois é muito menos provável que ressequem a pele.
- Produtos de limpeza em gel e espuma: embora os géis e as espumas sejam geralmente voltados para os tipos oleosos, encontrei algumas exceções que são adequadas até mesmo para a pele seca. Indie Lee Brightening Cleanser (analisado aqui ), iS Clinical Cleansing Complex , Graydon Face Foam e Caudalie Vinoclean Gentle Foam Cleanser são todos ultra-suaves e não removíveis.
Também tenha em mente que você nem precisa limpar pela manhã. Para muitas pessoas, um jato de água é o suficiente!
Sua água está muito quente
Eles são tão gostosos, mas banhos longos e úmidos em altas temperaturas podem causar ressecamento da pele da cabeça aos pés.
Isso porque, quanto mais quente a água, mais ela remove as substâncias gordurosas de nossa pele que ajudam a reter a umidade.
Bem, não vou sugerir que você desista dos banhos quentes. (Afinal, eu moro no Canadá e é assim que passo os invernos!) Mas aqui estão algumas maneiras de mitigar seus efeitos:
- Lave o rosto na pia: você pode evitar que a água quente entre em contato direto com o seu rosto lavando-o na pia antes de entrar no chuveiro. Use água morna (em torno da temperatura ambiente).
- Proteja sua pele: Se sua pele for muito seca e reativa, experimente aplicar algumas gotas de óleo de jojoba como camada protetora antes do banho. Esta é uma ótima dica que recebi da facialista Sharon McGlinchey, e seu MV Skintherapy Pure Jojoba é o melhor.
- Limite os banhos a 10 minutos: a própria água pode ter um efeito de secagem, seja quente, morna ou fria. Portanto, é melhor manter os chuveiros mais curtos, se possível.
Pelas mesmas razões pelas quais você deseja evitar banhos longos e quentes, vaporizar sua pele com um dispositivo como este é uma grande proibição. Não só vai esgotar a umidade da pele, mas também pode desequilibrar o pH e dilatar e danificar os capilares (piora da vermelhidão, inflamação e rosácea).
Você não está esfoliante
Se você acha que os tipos de pele seca não devem esfoliar, pense novamente. Mesmo que se sinta seco, você ainda precisa de uma esfoliação suave regular para remover as células mortas da pele.
Se a pele morta ficar presa na superfície, ela pode formar uma barreira que impede que seus hidratantes cheguem às células vivas , onde são necessários. Assim, você estará apenas perdendo seu tempo (e produtos!).
Aqui estão alguns dos meus métodos de esfoliação favoritos para todas as peles, especialmente pele seca:
- Escova de limpeza de silicone: eu juro que tem cerdas de silicone não abrasivas que limpam profundamente enquanto levantam a pele morta. Para os tipos secos e sensíveis, recomendo a versão Pele Sensível .
- Pano macio: você também pode obter uma excelente esfoliação removendo o limpador com um pano macio como o pano de limpeza de musselina Eve Lom . Depois de aplicar o limpador, umedeça o pano com água morna e coloque-o sobre o rosto por cerca de 10 segundos para deixar o calor amolecer a pele morta (facilitando a remoção). Limpe o limpador, enxágue e repita mais quatro vezes.
- Esponja konjac: Esta é uma esponja totalmente natural que amolece e se expande na água. Use-o em movimentos circulares, seja em conjunto com o limpador ou mesmo apenas com água. Experimente a esponja de limpeza Boscia Konjac .
- Salicilato de betaína: este beta-hidroxiácido (BHA) – comumente encontrado em produtos para a pele coreanos – é suave e hidratante, com propriedades antiinflamatórias. Para pele seca, sugiro o COSRX Moisture Up Pad , que tem 0,5% junto com própolis e ácido hialurônico.
- Ácido láctico: este alfa-hidroxiácido (AHA) é leve, mas eficaz. A solução de ácido lático ClarityRx Brighten It 10% é a fórmula mais simples que você encontrará, apenas com água e ácido lático.
- Poliidroxiácidos (PHAs): Gluconolactona, galactose e ácido lactobiônico são semelhantes aos AHAs, mas ainda mais suaves, menos irritantes e mais hidratantes. Experimente o toner PHA da lista Inkey .
Você está esfoliando demais
Por outro lado, certifique-se de não esfoliar demais também.
Quando você esfolia com muita frequência, com um produto que é muito forte para a sua pele, pode causar ressecamento, irritação e comprometer a barreira da pele – exatamente os mesmos problemas que você está tentando tratar!
Se você suspeitar que pode ter esfoliado demais, dê um descanso à sua pele por pelo menos duas semanas antes de reintroduzir lentamente um dos métodos de esfoliação mais suaves que sugeri acima.
E certifique-se de evitar estes métodos de esfoliação, que normalmente são muito agressivos para a pele seca:
- Escovas de limpeza de nylon: as cerdas de nylon podem ser irritantes e tendem a remover muitos dos óleos protetores naturais da pele, levando à perda de água e comprometendo a barreira da pele. Eles também são suscetíveis ao crescimento de fungos e bactérias! Em vez disso, use o Foreo Luna ou PMD Clean .
- Esfoliantes abrasivos: os esfoliantes granulares eliminam fisicamente as células mortas, mas qualquer coisa muito irregular, como pedra-pomes ou cascas de nozes, pode arranhar e potencialmente danificar sua pele. Quanto mais redonda a partícula, mais suave ela será. Dr. Barbara Sturm Facial Scrub e Peet Rivko Exfoliator são as melhores opções que encontrei.
- Ácido glicólico: Como o AHA mais poderoso, o ácido glicólico também é o mais secante e irritante, devido ao seu pequeno tamanho de molécula. (Eu pessoalmente não posso usá-lo sem ficar vermelho e escamoso dentro de alguns dias!) O ácido lático é um AHA melhor para pele seca, então experimente o Ácido Lático Comum 5% + HA .
- Ácido salicílico: embora o ácido salicílico seja preferível ao ácido glicólico, por ter uma molécula grande e propriedades anti-inflamatórias, ainda é um ácido forte. Além disso, quase sempre é encontrado em formulações para pele oleosa e com tendência a acne, o que provavelmente não será adequado se você estiver seco. Opte por um produto com salicilato de betaína.
Com que freqüência você deve esfoliar? Não há uma regra definida – realmente depende do método que você está usando e do que sua pele pode tolerar. Em geral, acho que você obtém mais benefícios fazendo esfoliação leve regular (idealmente diariamente), em vez de aplicar choque em sua pele com algo mais intenso com menos frequência (como semanalmente).
Você está aplicando ingredientes difíceis
Não são apenas alguns métodos esfoliantes que podem causar ressecamento da pele. Muitos ingredientes tópicos podem ter o mesmo efeito, especialmente se sua rotina incluir fortes tratamentos anti-envelhecimento.
Estes estão entre os piores culpados por causar secura:
- Retinóides prescritos: não é segredo que adapaleno, tretinoína e tazaroteno estão associados à pele seca e descamada (uma condição conhecida como “feio retinóide”).
- Retinol: o retinóide de venda livre mais popular e comprovado também seca notoriamente para muitas pessoas.
- Ácido L-ascórbico: Como a forma ativa da vitamina C, o ácido L-ascórbico funciona melhor em um pH baixo (ácido) que alguns podem achar ressecante e irritante, especialmente em concentrações mais altas.
- Hidroquinona: disponível sem receita e com receita, a hidroquinona não só torna a pele mais seca, mas também está associada a outros efeitos colaterais (como alergias e ocronose).
Às vezes, é apenas uma questão de dar à sua pele tempo suficiente para lentamente construir uma tolerância. Mas se você ainda achar esses ingredientes muito agressivos, considere uma destas opções mais suaves:
Independentemente do (s) ingrediente (s) que você escolher, preste atenção às fórmulas com altas concentrações de álcool ou hamamélis, que podem tirar a umidade da pele. Tento evitar qualquer produto que os aliste nos primeiros cinco ingredientes.
E é sempre uma boa ideia ir sem perfume. As fragrâncias sintéticas e naturais têm alto potencial para causar irritação e ressecamento.
Você está usando apenas umectantes
Os umectantes são ingredientes que atraem água, como ácido hialurônico, glicerina e babosa, que você normalmente encontrará em soros, essências e hidratantes em gel. Eles atuam absorvendo a umidade do ambiente para tonificar e hidratar a pele.
Mas, a menos que você viva em um clima úmido, eles podem não ser suficientes para mantê-lo hidratado por conta própria.
Em baixa umidade, os umectantes podem retirar a umidade das camadas subjacentes da pele, em vez de retirá-la do ambiente, porque há mais água na pele do que ar. Quando essa umidade evapora da superfície da pele, ela causa ressecamento e desidratação.
Se você acha que isso está acontecendo com você, tente selar seu umectante com algo um pouco mais oclusivo que evite que a água escape – como um creme, um óleo ou ambos. Seu oclusivo pode até ser apenas seu protetor solar.
Você notará que não recomendei nada com alto teor de silicones ou óleo mineral. Embora eles também sejam oclusivos, acredito que os óleos naturais são mais compatíveis com a nossa pele e menos propensos a interferir na renovação celular (o que pode realmente deixá-lo mais seco com o tempo!).
Você está usando apenas oclusivos
Assim como você não quer usar um umectante sozinho, você também não quer usar um oclusivo sozinho.
Os oclusivos incluem ingredientes como manteiga de karité, óleo de jojoba e lanolina. Com suas moléculas maiores, eles formam uma barreira entre o ar e a pele. Seu trabalho é bloquear a umidade – não distribuí-la.
Portanto, se você não tem água suficiente na pele para começar, eles não farão nada contra a secura. Só retêm água depois de já ter sido fornecida pelo seu soro, essência ou creme.
Experimente colocar uma dessas sob o seu hidratante oclusivo ou óleo facial:
- Soros: o ácido hialurônico é uma escolha popular e o ácido hialurônico atemporal é uma das formulações mais simples e melhores. Outro favorito meu é Consonant HydrExtreme , que hidrata com um polissacarídeo altamente eficaz. Os soros à base de própolis, como o COSRX Propolis Light Ampoule, também são fabulosos para a pele seca, assim como a niacinamida.
- Essências: Para uma textura mais fluida, você não pode errar com SK-II Facial Treatment Essence ou Omorovicza Omoressence . Considere também COSRX Advanced Snail 96 Mucin Power Essence com 96% de mucina de caracol, um tipo de umectante mais emoliente (e pegajoso!).
- Hidratantes em gel: Versed Dew Point Moisturizing Gel-Cream e Benton Aloe Propolis Soothing Gel são um gel hidratante ultraleve que cobrirá bem os produtos oclusivos.
Sua barreira de pele está danificada
A causa raiz da secura é uma barreira cutânea danificada – portanto, se a aplicação de umectantes e oclusivos não ajudar, você pode precisar de ingredientes adicionais para repará-la.
Nossa barreira cutânea é a superfície externa da pele que mantém a água dentro e as bactérias e irritantes fora.
Quando fica danificado, rachaduras invisíveis se desenvolvem entre as células da pele, o que permite que a umidade escape e os agressores ambientais entrem (levando à secura).
Procure produtos com estes ingredientes (quanto mais, melhor!) Para reparar a barreira da pele:
- Ceramidas : Augustinus Bader The Cream contém ceramidas junto com manteiga de karité rica em ácido esteárico, enquanto o Skin Inc Supplement Bar Ceramide Serum contém ceramidas e colesterol.
- Colesterol: The Inkey List Ceramide Night Treatment e Drunk Elephant Lala Whippped Cream contêm não apenas colesterol, mas também ceramidas e ácidos graxos.
- Ácidos graxos : Biossance Squalane + Omega Repair Cream repara com uma variedade de ácidos graxos e ceramidas.
- Niacinamida: Soros como Kristina Holey + Marie Veronique Soothing B3 Serum são uma maneira fácil de incorporar niacinamida em seu hidratante, ou obtê-la em um creme (junto com ácidos graxos) como Verso Nourishing Cream .
Para obter os melhores resultados, descobri um produto que contém TODOS os itens acima: Complexo de renovação de barreira EltaMD .
Você está colocando produtos em camadas na ordem errada
Talvez você tenha todos os produtos certos para banir a pele seca – mas os está aplicando na ordem errada em sua rotina.
A maior armadilha são os óleos.
Uma escola de pensamento é que os óleos devem ser eliminados antes dos cremes, para que possam “ser melhor absorvidos” pela pele. Existem até os chamados soros (como este ) que, na verdade, são óleos e vêm com instruções para aplicá-los na pele nua.
Não sou fã de fazer isso porque os óleos, com suas propriedades oclusivas, não fornecem nenhuma umidade e tendem a formar uma barreira na parte superior da pele. Portanto, qualquer creme que você aplicar sobre eles pode não penetrar totalmente e você não obterá a hidratação de que sua pele precisa.
Se você quiser experimentar um óleo primeiro, eu recomendaria um esqualano como o óleo facial, já que tem a textura mais fina. Mas use apenas uma pequena quantidade e, de preferência, na pele úmida para que haja um pouco de água para reter.
Caso contrário, a regra geral é aplicar seus hidratantes da textura mais fina à mais espessa, com formulações aquosas antes das cremosas e óleos como última etapa.
Sua pele é “viciada” em hidratante
A causa mais inesperada de pele seca é que você pode estar usando muito hidratante.
Isso mesmo – alguns dermatologistas e facialistas acreditam que o hidratante só é necessário para 10-15% da população com pele geneticamente seca (muitas vezes acompanhada de eczema ou dermatite atópica).
Para todos os outros, depender do hidratante o tempo todo pode deixar sua pele “preguiçosa”, por isso ela deixa de manter seus próprios níveis de hidratação.
“Os hidratantes podem ser usados ocasionalmente … mas depender deles como um produto essencial para o cuidado da pele é errado porque enfraquece a pele”, “Você não pode reverter a Mãe Natureza aplicando umidade da superfície, pensando que a umidade irá descer e fornecer o que sua pele precisa. Não, fica na superfície e te vicia. Retarda a capacidade da pele de se renovar. ”
“Hidratar a superfície da pele em excesso envia um sinal aos reservatórios de água para interromper a produção”, “Quando isso acontece, a pele fica preguiçosa e, na verdade, sem umidade, o que nos faz buscar fórmulas ainda mais cremosas, agravando o problema.”
Se você suspeita que sua pele pode ser “viciada” em hidratante, recomenda trocar seus cremes pesados por um soro de ácido hialurônico. Para evitar que evapore, você pode apenas usar protetor solar ou algumas gotas de óleo de esqualeno.
Pode levar até 12 semanas para que a pele se ajuste, mas a maioria das pessoas notou uma melhora logo após as duas semanas. Eu mesma percebi uma grande diferença!
Sua dieta é pobre em vitamina A
A vitamina A é essencial para muitos processos fisiológicos, incluindo a reposição diária das células da pele. Mas se você não estiver atendendo às necessidades do seu corpo, a deficiência de vitamina A pode fazer com que as células da pele se desprendam muito rapidamente, resultando em ressecamento e até mesmo em condições médicas como eczema.
Isso é conhecido como queratinização anormal, e a vitamina A pode ajudar a desacelerá-la, para que as células da pele funcionem por mais tempo antes de descamar.
Estas são algumas maneiras de obter com segurança mais vitamina A em sua dieta:
- Fontes alimentares: o fígado tem a maior quantidade de vitamina A ativa (pré-formada), mas manteiga, nata, leite e ovos também são boas fontes. Provitamina A de fontes vegetais ricas em beta-caroteno (como batata-doce e cenoura) é menos desejável. Ela deve ser convertida por nossos corpos em vitamina A ativa, mas muitas pessoas têm uma conversão pobre devido à lentidão do fígado e da função tireoidiana.
- Suplementos: se você não conseguir obter vitamina A suficiente dos alimentos, a suplementação com cápsulas de fígado desidratadas é uma opção.
Você tem um metabolismo lento
O metabolismo lento pode ser uma causa de pele seca (entre muitos outros sintomas) e é mais comum do que você pensa.
Com a circulação reduzida, a pele fica mais seca porque não recebe nutrição suficiente, os resíduos não são removidos imediatamente e fica vulnerável a invasores bacterianos.
Lembre-se de que é muito possível ter um metabolismo lento, mesmo que os exames de sangue indiquem função tireoidiana normal. O Dr. Barnes (que é considerado o pioneiro na pesquisa da tireoide) considerou os testes de laboratório “não confiáveis” e afirmou que 40% dos americanos tinham hipotireoidismo. Isso foi em 1976, então imagine quão alto esse número é hoje!