Quando você começa a adicionar novos produtos à sua rotina de cuidados com a pele, nem sempre é fácil. Às vezes, eles podem desencadear acne – mas existem erupções “boas” e existem erupções “ruins”.
Os bons são conhecidos como purga da pele ou erupção inicial, e vale a pena passar pelo processo porque você acabará com a pele mais clara.
Os maus são apenas fugas normais, e não vão melhorar a menos que você mude sua rotina.
Mas como você sabe a diferença? Neste tutorial, você aprenderá o que causa a purga da pele, quanto tempo dura, como saber se sua pele está purgando ou estourando e o que você pode fazer para acelerar o processo.
O que é limpeza de pele?
A purga da pele é um surto inicial de acne que pode ocorrer quando você começa a usar um novo produto de cuidado da pele ativo que aumenta a renovação celular.
Certos ingredientes tópicos, como ácidos e retinóides, fazem com que você elimine as células mortas da pele em um ritmo mais rápido do que o normal. Isso ajuda a liberar qualquer sebo e resíduos que estejam presos abaixo da pele, dentro dos poros, e trazê-los à superfície.
Normalmente, pode levar semanas – até meses – para que esses microcomedões pré-existentes se manifestem como erupções visíveis. Mas quando você acelera a renovação das células, ele acelera esse processo, fazendo com que as manchas apareçam de uma só vez.
Ver um monte de espinhas pode definitivamente ser alarmante, mas é realmente uma coisa positiva para sua pele limpar. Isso significa que o produto está fazendo seu trabalho e sua pele ficará muito mais clara por causa dele.
O que causa a purgação da pele?
Quaisquer produtos ativos para a pele que aumentem a taxa de renovação celular podem fazer com que sua pele se purifique. Esses incluem:
- Alfa-hidroxiácidos (AHAs), como ácido glicólico e ácido láctico
- Beta-hidroxiácidos (BHAs), como ácido salicílico e salicilato de betaína
- Poli-hidroxiácidos (PHAs), como gluconolactona e ácido lactobiônico
- Retinol, retinaldeído e outros retinóides de venda livre
- Retin-A, Differin e outros retinóides prescritos
- Ácido azelaico
- Peróxido de benzoíla
- Ácidos de frutas e enzimas
- Formas ácidas de vitamina C, como ácido L-ascórbico
Se você não tem certeza se seu produto pode ser um gatilho, examine sua lista de ingredientes. Normalmente, os primeiros cinco representam cerca de 80% da fórmula, portanto, esses são os que têm mais probabilidade de lhe causar problemas. Por exemplo, se você vir o ácido salicílico listado como um dos primeiros ingredientes, é provável que seja o culpado. Mas se estiver perto do fim da lista, não estará presente em uma concentração alta o suficiente para ter muito efeito.
Você também pode experimentar a purga após tratamentos como:
- Cascas químicas
- Microdermoabrasão
- Resurfacing a laser
- Escovas de limpeza
- Esfoliante esfoliante
Qual é a aparência da limpeza de pele?
Com a purga da pele, normalmente existem alguns sinais indicadores a serem observados:
Acne em lugares onde você normalmente surge
Quando sua pele purga, está fazendo com que espinhas dormentes surjam à superfície. Isso acontece nas áreas do rosto onde você já está acostumado a ter erupções cutâneas, ou onde viu ou sentiu comedões fechados sob a pele. (Para a maioria das pessoas, essa seria a zona T, já que a testa, o queixo e o nariz produzem mais sebo.) É improvável que haja uma purga se você começar a aparecer em novas áreas, onde nunca teve poros entupidos antes.
Lesões Não Císticas
A purgação pode resultar em muitos tipos diferentes de acne, incluindo espinhas, cravos, pápulas (espinhas inflamadas) e pústulas (espinhas inflamadas cheias de pus). A acne cística, que envolve protuberâncias profundas e endurecidas sob a pele que geralmente são doloridas ao toque, é menos típica com purgação cutânea.
Acne que aparece de uma vez
Outra característica da purgação da pele é que a acne parece surgir de uma só vez, em vez de aparecer aleatoriamente ou em determinados pontos do ciclo menstrual. Novamente, isso ocorre porque o novo tratamento está expulsando toda a gosma que estava anteriormente alojada dentro de seus poros.
Acne que desaparece mais rápido do que o normal
Ao contrário das erupções regulares, a acne que surge da purga tem uma vida útil mais curta. Deve cicatrizar muito mais rápido do que o normal, com a inflamação diminuindo e o conteúdo secando em questão de dias.
Quanto tempo dura a limpeza da pele?
Felizmente, o processo de purga não dura para sempre. Dependendo de quão congestionada sua pele estava, a duração pode variar de apenas duas semanas até um máximo de dois meses.
Se você for como a maioria das pessoas, sua pele começará a se deteriorar após o primeiro mês. (Isso é aproximadamente a mesma quantidade de tempo que o ciclo da pele de 28 dias, durante o qual sua pele se vira e se regenera.)
Você começará a notar cada vez menos erupções e sua pele deve ficar mais clara, mais lisa e menos congestionada em geral.
Sua pele está purgando ou estourando?
Freqüentemente, é difícil dizer se um novo produto em sua rotina está fazendo você purgar … ou se ele simplesmente não combina com sua pele e o está quebrando.
Aqui estão os sinais de que você provavelmente está tendo um rompimento normal:
O produto não está ativo
Se um produto não contém nenhum ingrediente ativo que acelera a renovação das células, ele não pode causar purga. Pense: hidratantes suaves; soros, essências, névoas e tonificantes hidratantes; protetores solares; e bases, hidratantes coloridos e outras maquiagens de pele. Em outras palavras, é improvável que qualquer coisa projetada para hidratar, proteger ou cobrir seja o culpado por trás de uma purga. Os produtos de limpeza, mesmo que contenham ingredientes ativos, geralmente também não são um gatilho, pois ficam na pele apenas por um breve momento.
O produto contém ingredientes comedogênicos
É extremamente comum surgir após a introdução de um novo produto que contém um ou mais ingredientes comedogênicos. Ingredientes pesados e oclusivos também são problemáticos porque podem selar os resíduos dentro dos poros e interromper o processo de esfoliação natural da pele. Recomendo cuidado com óleos, silicones, emolientes, espessantes e emulsificantes.
Acne em novas áreas
Se você está de repente tendo acne em lugares onde sua pele sempre foi cristalina, então pode não ser uma purgação. Por exemplo, você pode ter começado a aparecer nas bochechas, onde nunca teve espinhas ou poros entupidos antes. Isso indicaria que é uma reação a um ingrediente problemático no novo produto.
Acne que dura mais de dois meses
Com a purga, você verá uma melhora acentuada com o passar das semanas, com o processo não durando mais de dois meses. Mas se sua pele piorar depois de iniciar um novo produto e continuar pior, por mais de dois meses, então não é uma purga – é uma erupção.