sábado, 17 maio 2025
More

    O creme para os olhos é necessário? Quando começar a usar um creme para os olhos

    ocê precisa usar um creme para os olhos? Peça a um bando de dermatologistas e esteticistas para opinar, e você certamente obterá respostas conflitantes.

    Alguns especialistas insistem que o creme para os olhos é essencial se você espera retardar os sinais de envelhecimento (e quem não quer ?!). Mas outros afirmam que é apenas uma jogada de marketing, e não melhor do que seu hidratante regular.

    Então, quem está certo? O creme para os olhos é realmente necessário?

    Neste tutorial, você aprenderá as diferenças entre os cremes para os olhos e os cremes para o rosto, quando considerar o uso de um creme para os olhos e quando provavelmente não precisa, e quais cremes para os olhos eu mais recomendo para peles sensíveis, rugas, inchaço e muito mais.

    Por que tratar a área dos olhos?

    Antes de entrarmos no que usar, vamos falar sobre por que sua área ocular precisa de cuidados extras.

    A pele ao redor dos olhos é diferente do resto do rosto por estes motivos:

    • É mais fino: as pálpebras e a parte inferior dos olhos têm a pele mais fina de todo o corpo, com apenas 0,5 mm de espessura.
    • É mais seco: ao contrário de sua testa, queixo, nariz e bochechas, praticamente não há glândulas sebáceas na área dos olhos, o que a torna muito mais suscetível à secura.
    • É mais sensível: a pele fina e delicada tende a ser mais reativa. Mesmo se você não tiver pele sensível em nenhum outro lugar, é comum que a área dos olhos fique irritada quando exposta a certos produtos ou ingredientes.
    • É a primeira área a mostrar sinais de envelhecimento: A pele ao redor dos olhos está sob constante estresse, graças às expressões faciais, apertar os olhos e até piscar (o que fazemos até 28.000 vezes por dia!). Este estudo  também descobriu que as rugas são mais profundas nas áreas onde as glândulas sebáceas estão menos concentradas – razão pela qual os pés de galinha são um primeiro sinal típico de envelhecimento.
    • Ele fica inchado: como a pele é fina sob os olhos, a retenção de líquidos parece mais proeminente.
    • É propenso a milia: também conhecido como “manchas de leite”, milia são pequenas protuberâncias brancas compostas de queratina endurecida. Eles são uma ocorrência frequente ao redor dos olhos e geralmente são desencadeados pelo uso de cremes pesados.

    O creme para os olhos é diferente do creme para o rosto?

    Então, o creme para os olhos é a mesma coisa que o creme para o rosto – apenas em um frasco menor com um preço mais alto? 

    Não necessariamente.

    • Os cremes faciais  têm um objetivo principal: tratar a secura retendo água na pele e evitando que ela escape. No entanto, eles geralmente visam outras preocupações também – como embotamento, pigmentação ou sinais de envelhecimento – usando ingredientes ativos como ácidos e vitamina C. Eles também vêm em uma variedade de texturas, de géis leves a cremes pesados.
    • Os cremes para os olhos , por outro lado, devem ser usados ​​apenas na pele frágil ao redor dos olhos. Como tal, eles são normalmente formulados sem os irritantes usuais, como fragrâncias. Ainda assim, eles geralmente têm ingredientes ativos para combater pés de galinha, inchaço e olheiras – apenas em baixas concentrações. Quanto à textura, ela varia. Alguns cremes para os olhos são leves, não gordurosos e de penetração rápida, enquanto outros são ricos e intensamente hidratantes. 

    Quando considerar o uso de um creme para os olhos

    Você deve pensar em usar um creme para os olhos se …

    ✓ Seu creme facial é muito irritante para usar ao redor dos olhos

    Mesmo que você ame seu hidratante regular, ele pode ser muito forte e irritante para a área sensível dos olhos. Estes são alguns dos ingredientes que podem ser um problema perto dos olhos:

    • Fragrância e óleos essenciais
    • Alfa e beta-hidroxiácidos 
    • Ácido L-ascórbico e tetraisopalmitato de ascorbila (vitamina C)
    • Retinol
    • Avobenzona e oxibenzona (filtros solares) 

    Você não precisa desistir do hidratante se estiver tolerando-o bem no resto do rosto – apenas invista em um creme para os olhos separado, livre desses ativadores.

    ✓ Seu creme facial é muito leve ou muito pesado para usar ao redor dos olhos

    Outra razão para usar um creme para os olhos é porque a textura do creme para o rosto pode não ser muito adequada. 

    Talvez você tenha a pele oleosa, então só use hidratantes leves em gel ou gel-creme em sua rotina. Mas a área dos olhos – já que não tem todas as glândulas sebáceas – provavelmente precisa de muito mais umidade do que o resto do rosto. 

    Por outro lado, seu hidratante pode ser muito pesado e gorduroso para a área dos olhos. Isso pode dificultar a aplicação de maquiagem nos olhos, mas não é tudo. Cremes espessos podem escorrer para os olhos (especialmente quando você está deitado à noite), causando irritação e inchaço. Eles também podem causar inchaços de milia.

    ✓ Você deseja tratar linhas finas ou inchaço

    Se você está preocupado com pés de galinha e bolsas nos olhos, obterá melhores resultados com um creme para os olhos direcionado com ingredientes ativos, em comparação com um creme para o rosto que se destina apenas à hidratação.

    Para rugas, os retinóides são o padrão ouro, então procure cremes para os olhos feitos com retinol, retinaldeído ou ésteres de ácido retinóico. Eles não serão tão potentes quanto as fórmulas destinadas ao resto do rosto, mas, com o tempo, ajudarão a normalizar o colágeno e suavizar as rugas.

    Para olhos inchados, a cafeína e o extrato de chá verde podem ajudar a contrair temporariamente os vasos sanguíneos para diminuir o inchaço. Eles geralmente são encontrados em tratamentos para os olhos, não em cremes faciais.

    ✓ Seu tratamento anti-envelhecimento é muito irritante para usar ao redor dos olhos

    Pode ser que você já esteja usando um tratamento como retinol, ácido L-ascórbico ou um alfa ou beta-hidroxiácido no resto do rosto, mas simplesmente não consegue tolerar isso perto dos olhos. Nesse caso, os cremes para os olhos com ingredientes ativos não irritantes são a próxima melhor escolha se você ainda quiser fazer algo para os sinais de envelhecimento ao redor dos olhos. 

    Quando você provavelmente não precisa de um creme para os olhos

    Você pode não querer ou precisar de um creme para os olhos separado se …

    ✗ Você pode tolerar o creme facial ao redor dos olhos

    Se o seu creme facial existente está funcionando bem para você, então um creme para os olhos é “bom ter” – mas não é obrigatório. Contanto que você goste da textura e esteja obtendo os resultados desejados sem irritação, não há razão para que seu hidratante não possa ser aplicado em todo o rosto, incluindo a área dos olhos.

    ✗ Você não pode tolerar a maioria dos cremes para os olhos

    Mesmo que os cremes para os olhos sejam feitos especificamente para serem suaves, eles ainda podem causar irritação incômoda em certas pessoas (inclusive em mim). Como alguém com uma área de olho sensível, descobri que muitos cremes para os olhos me deixam com a pele seca e enrugada sob os olhos, embora prometam hidratar!

    Se isso também aconteceu com você, então você pode considerar abrir mão do creme para os olhos em favor de uma combinação simples de óleo de soro. Na minha experiência, há pouco risco de uma reação porque você está expondo a pele a apenas alguns ingredientes. 

    Mesmo que não seja comercializado para os olhos, uma mistura de glicerina e um polissacarídeo – é isso!  é outro soro hidratante simples que não deve causar problemas.) Em seguida, selo o soro com uma pequena gota de óleo facial , mas você pode usar qualquer óleo puro que você tolerar. Sempre que testo produtos que fazem com que a área dos meus olhos dobre, sempre volto a usar essa combinação!

    Lembre-se também de que os produtos tópicos não são a única maneira de tratar a área dos olhos. 

    ✗ Você pode tolerar seu tratamento anti-envelhecimento ao redor dos olhos

    Ao contrário do que você possa pensar, você pode  aplicar retinóides e ácido L-ascórbico por baixo e ao redor dos olhos. 

    Portanto, se você conseguiu usar todo o seu tratamento anti-envelhecimento favorito, considere-se com sorte! Em comparação com um creme para os olhos, terá uma concentração muito maior de ingredientes ativos – o que significa resultados melhores e mais rápidos. Pessoalmente, tenho sido capaz de usar A313 Vitamina A Pommade sob meus olhos todas as noites, sem sentir irritação. 

    Apenas certifique-se de ir devagar e sempre proteja a área dos olhos (assim como o resto do rosto) do sol, pois os retinóides podem aumentar a fotossensibilidade. Seu protetor solar regular servirá, procure sempre cremes para os olhos com óxido de zinco.

    ✗ Você deseja tratar olheiras

    Se você estava pensando em investir em um creme para os olhos apenas para atenuar a escuridão, essa pode não ser a melhor estratégia. Algumas das causas mais comuns de olheiras são alergias alimentares, baixa função da tireoide e cavidade ocular – e, nesses casos, um creme para os olhos não vai ajudar em nada.

    Mas se a escuridão for na verdade hiperpigmentação, um creme para os olhos pode ser útil se contiver ingredientes clareadores, como vitamina C, ácido kójico ou niacinamida. 

    Latest Posts

    CUIDADOS COM A PELE

    RECEBA NOSSAS NOVIDADES

    Para ser atualizado com as últimas notícias