Acne é uma doença que causa lesões na pele, aquelas famosas espinhas e cravos que incomodam e geralmente se localizam na parte do rosto. Também causa vermelhidão na pele e algumas situações coceiras. Para os adolescentes é uma fase difícil, pois é nesse momento que elas tendem mais a aparecer.
Essas inflamações ocorrem devido a uma infamação nas glândulas sebáceas e o folículos polissebáceos, estruturas internas onde nascem os pelos do corpo. Existem vários tratamentos e muitos dependem do grau. Alguns fazem uso de pomadas e sabonetes especiais e outros optam por remédios como o Roacutan.
Um dos fatores é o excesso de hormônio nos homens e a oleosidade em excesso. Nas mulheres nos homens temos a ação de uma bactéria chamada de Cutibacterium acnes. é um tipo de produção de sebo em excesso e de queratina e a pele fica muito sensível o que tende a se tornar um ponto de inflamação e infecção constante.
Mas não é algo que não possa cuidar, embora mereça bastante cuidado. A acne tem cura e nos casos dos cravos abertos quando ainda não existe a presença de pus e infecções o tratamento é mais rápido e pode ser tratado com dermoscosméticos receitados. Quando não, é necessário um tratamento mais delicado com o uso de antibióticos.
Apesar de ser um incomodo com o tempo e o avanço da idade a tendência é que tudo se estabilize.